Relatórios






RELATÓRIO DA PLENÁRIA ESTADUAL DO FÓRUM ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
10 deagosto de 2010 - Lagoa Seca
RELATÓRIO

Pauta:
A reunião teve início com a acolhida e as boas vindas aos participantes, sob a coordenação de Regina Bonfá e Socorro Marques, que convidaram os presentes para formarem uma roda de apresentações. Cada participante se apresentou, dizendo o nome, a organização a qual fazia parte e se dirigiu ao centro para pegar um chocolate que estava em caixas, sendo orientados a não comer o chocolate. Concluída a roda de apresentações, facilitadoras orientaram os participantes a abrir chocolate e comer sem pegar o bombom. Assim, cada foi alimentando o outro de tal forma que todos e todas puderam receber o seu bocado das mãos do/a companheiro/a simbolizando a cooperação, ajuda mútua e a solidariedade.
Na seqüência, Sandro Gomes apresentou a Pauta: Avaliação da Feira Estadual e do Seminário – Responsável: 1. Auxiliadora; 2. Composição do GTs – Responsável: Sandro; Informes da Conferência Nacional – Responsáveis: Bendito e Edneide; Centro de Formação – Responsável – Luciene; e Outros informes (Livre).
Aprovada a pauta, o facilitador propôs a construção de um Acordo de Convivência, objetivando organizar a reunião, tendo em vista que a Plenária estava prevista para ser realizada na manhã e tarde, tendo sido aprovados os seguintes pontos: a) Celulares desligados ou no modo silencioso. Caso necessite atender, faça-o fora da sala para não atrapalhar; b) Para falar as pessoas devem se inscrever e esperar a sua vez, respeitando a fala de quem estiver com a palavra; c) Cada pessoa deve ser objetiva e tentar falar, ao máximo, duas vezes em cada ponto da pauta. As novas inscrições terão prioridade sobre as reinscrições. O tempo para fala deve ser de 4 minutos, com tolerância de mais 1 minuto; d) Não interrompa quem estiver falando, não converse paralelamente; e) Ao dirigir a crítica faça-o de forma construtiva e respeitosa, sem agredir o/a companheiro/a; f) Use o ambiente de forma ordenada, procure manter a sala limpa e organizada e evite usar descartáveis.
Alguns informes sobre organização da reunião foram repassados:
Edneide (Cassema) e Maria José Bendito (Arte e Vida) ficaram responsáveis pela Secretaria da Planária, em uma mesa localizada aos fundos da sala, com a responsabilidade de passara Lista de Presença; distribuir e recolher as Fichas de Cadastro do Fórum e de distribuir os textos e materiais da reunião.

A coordenação organizou um mural para informes, fixado no quadro da sala, para que os presentes pudessem ir se inteirando dos assuntos, bem como para que outros informes fossem fixados, objetivando limpar a pauta de informes.
Depois Maria Auxiliadora (IMS) assumiu os trabalhos propondo uma metodologia de avaliação da Avaliação da Feira Estadual e do Seminário sobre Comercialização, tendo exposto tarjetas com a descrição dos pontos que precisavam ser avaliados e os parâmetros (Que bom, que tal, ). Depois o coletivo decidiu reservar 40 minutos para organização da avaliação que poderia ser discutida em grupo ou individualmente pelos presentes. Findo os 40 minutos os resultados foram apresentados e um breve debate foi realizado, de tal forma que foi construído o seguinte painel:
No segundo ponto da pauta (Organização dos Grupos de Trabalho), facilitado por Sandro Gomes, foi apresentada uma Matriz com a descrição dos Grupos de Trabalho Permanentes do Fórum, as principais pautas em discussão, os pontos que necessitavam de encaminhamento e a relação dos participantes já inseridos em cada GT, com espaço para inserção de novos participantes, da seguinte forma:

Produção, comercialização e consumo:

Pautas:
·        Centro Público
·        Centro de Comercialização de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
·        Organização de Feiras
Participantes:
·        Mara Bendito (Arte e Vida)
·        Auxiliadora (IMS)
·        Socorro Marques (Grupo Vitória)
·        Fernando (Via Brasil)

Fianças Solidárias:

Pauta:
·        Programa Meu Trabalho

Neste ponto a Plenária Resolveu confirmar os nomes de Dora Delfino (Amazna) e de Maria Alves (   ) para o Comitê Gestor do programa.
Participantes:
·        Dora Delfino (Amazona)
·        Maria Alves (Dons e Talentos)


Formação/Educação:
·        Centro de Formação em ES (CFES)
·        Formação específica para o Fórum
Participantes:
·        Luciene Martins (Cáritas)
·        Sandro Gomes (Cidades)
·        Regina Bonfá (Fazendo Arte)
·        Ana Regina (Mulheres q Tecem Arte)

Marco Legal:
Campanha de Assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
Participantes:
·        Ronilo Monteiro (Rede de Gestores)


A reunião teve entrou em recesso para o almoço às 12h30 e retornou às 14h30.
A educadora Dora Delfino (Amazona) propôs uma dinâmica para acordar os participantes a partir de um exercício de alongamento e movimentação.

O repasse da II Conferência Nacional de Economia Solidária foi coordenado pro D. Maria José Bendito (Arte e Vida), Edneide (Cassema) e Regina Bonfá (Fazendo Arte e Economia Solidária), com as participações das delegadas e dos delegados que foram a referida Conferência. Foram destacados os debates em torno do Texto Base e o empenho dos participantes na votação do Texto Final. Dentre os principais momentos vividos no evento, foi enfatizado pelos presentes que o principal deles foi a Caminhada em direção à Câmara do Deputados para reforçar a entrega do documento. Segundo Maria Bendito (Arte e Vida) - que compôs a equipe, junto com Sandro Gomes (Cidades) e Achieta (Cáritas), que foi representar a Paraíba na entrega do documento junto à Comissão de Legislação Participativa - o debate feito no mini-auditório da Comissão representou um momento importante do Ato organizado pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária. A mesma destacou as falas dos Deputados Eudes Xavier (CE) e da Deputada Luiza Erudina (SP), além das fala do Secretário Paul Singer, de Dione Menete (ex-Diretor de Fomento da SENAES), de Daniel Tigel (FBES), bem como dos outros parlamentares que se revezaram nos pronunciamentos de apoio ao Projeto de Lei. Além disso, Regina Bonfá (Fazendo Arte), Edneide, bem como as outras avaliações destacaram a importância da Caminhada.
Luciene Martins (Cáritas) passou coordenar o ponto da Pauta referente ao Centro de Formação em Economia Solidária, tendo apresentado o seguinte conteúdo:
Na oportunidade foi informado que no dia seguinte (11/08) vinte pessoas dentre os presentes a Plenária deveriam permanecer hospedados no Centro de Formação para realizar a primeira Reunião da Rede da Paraíba sobre o Centro de Formação Nordeste e que o evento no município de Lagoa Seca estava acontecendo com a ajuda do Centro de Formação Nordeste (CFES), pois fortalecer os fóruns estaduais de economia solidária é um dos objetivos dessa ação. A lista dos participantes foi construída a partir do debates no coletivo estadual, de educadores e educadoras que estão fazendo o primeiro curso estadual e de convidados e convidadas de outros espaços que trabalham com economia solidária, com o objetivo de tecer a Rede na Paraíba.  
Depois a coordenação estadual propôs discutir a composição da representação da Paraíba junto à Coordenação Nacional do FBES, tendo iniciado com a apresentação dos nomes que compõem a Coordenação Estadual do FEES/PB. Sandro Gomes (Cidades) informou que na última reunião realizada no Sertão no mês de julho, foram apresentados os nomes de Iris (Mulheres Artesãs de Aparecida) e de José Ilton (UAC) para compor a coordenação estadual. Além desses nomes foram apresentados os nomes de Maria José Bendito (Arte e Vida); Socorro Marques (Grupo Vitória); Fernando (Via do Trabalho); José (Arte no Barro); Sandro Gomes (Cidades) e Cláudia (Unisol). O nome de Regina Bonfá (Fazendo Arte) foi confirmado para compor a representação nacional e a coordenação apresentou o nome de Maria José Bendito para ser a segunda representante do segmento empreendimentos econômicos solidários junto à coordenação nacional do FBES, obedecendo ao Regimento Interno do FEES/PB. A Plenária referendou os nomes e decidiu que, em virtude da ausência de Fernando (Via do Trabalho) a representação das Entidades de Assessoria e Apoio será escolhida, para posterior encaminhamento ao FBES, em uma reunião da coordenação estadual a ser realizada no mês de setembro, em Campina Grande, dentre as organizações Via do Trabalho, Instituto Cidades e Unisol.
Depois foi destacada para avaliação da Planária a proposta de organizar ou não o Encontro Regional Nordeste de Economia Solidária na Paraíba. Após avaliações sobre a quantidade de atividades e as condições para organização do evento na Paraíba, a Planária resolveu que o Fórum Estadual abrirá mão em favor de outro Estado nordestino que apresente melhores condições e disposição de sediar o citado evento. Ficou decido que a Paraíba irá realizar momentos de preparação e de estudo do Texto Nacional, bem como escolherá representantes para representar o FEES/PB no referido Encontro.

Outros Informes:                                                                                                                
Reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado - Socorro Marques (Grupo Vitória) passou os informes gerais da reunião, com a ajuda de Auxiliadora (IMS) e de Ronildo Monteiro (Rede e Gestores Públicos). Foi destacado que o êxito da reunião em discutir os encaminhamentos da II Conferência Estadual de Economia Solidária, com destaques para a criação de um órgão gestor estadual para cuidar da política pública, a entrega de um documento ao governador e os diálogos sobre apoio da secretarias às ações de organização do FEES/PB. O Fórum ficou de debater a Lei Orçamentária para 2011 e a nova proposta do Centro Público. A Plenária decidiu que o mesmo será representado nas próximas reuniões sua coordenação e por um representante de cada Grupo de Trabalho: Formação - Luciene (Cáritas), Marco Legal -  , Produção Comercialização e Consumo: Auxiliadora (IMS) e Finanças:  Maria Alves (Dons e Talentos).
Próxima Planária Estadual e Plenárias Regionais – ficou decido que a próxima Plenária Estadual acontecerá no dia 19 de outubro em Patos (Sertão) para atender ao critério da rotatividade. Que no dia 14 de outubro acontecerão às Planárias Regionais da Zona da Mata e do Agreste e que no dia 17 de setembro acontecerá a Planária do Sertão.
Não tendo mais o que discutir a coordenação deu a Planária por encerrada e Dora Delfino (Amazona) convidou o grupo para a roda de encerramento, tendo convidado o grupo a um abraço coletivo embalado por um cansão (............).

 



RELATÓRIO DA PLENÁRIA ESTADUAL DO FÓRUM ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
13 de Julho de 2010
RELATÓRIO
Planária Estadual Ordinária, realizada na sala 20 da Casa Brasil no dia 13 de julho de 2010, com o objetivo de discutir a seguinte pauta: a) Informes; b) avaliação do Encontro e da Feira Estadual; c) Conferência Nacional; d) agenda de atividades; e) composição dos grupos de trabalho; e) lançamento do Blog.
Informes:
1.       Sandro:
Informou sobre a não participação do Sertão na presente plenária, tendo dito que durante a Conferência Nacional foi feito uma reunião com os participantes da região e que lá foi acertado sobre a realização de um seminário em Pombal com os objetivos de discutir sobre finanças e sobre organização do fórum. Também foi informado sobre a dificuldade de participação da regional de Campina Grande, tendo dito que os transportes que estavam previstos não foram confirmados.

Diante das ausências foi proposta RESOLUÇÃO pela a realização de uma Planária Extraordinária para o dia 10 de agosto em Campina Grande.
Aprovado por consenso.

 Apresentou uma Ficha para cadastro das organizações participantes do FEES/PB a partir das deliberações do Regimento Interno.

Relatou sobre o convite do gestor do programa de microcrédito do governo do Estado
“Meu Trabalho”, para que o fórum pudesse compor o Conselho Gestor do Programa, tendo dito que o convite chegou durante o período da Feira Estadual com pedido de urgência e que diante da insistência do gestor a coordenação indicou Dora (Amazona) e Maria Alves para compor o Conselho para titular e suplência, respectivamente. As indicações foram questionadas e foi decidido que o assunto voltaria a ser discutido na Plenária seguinte.

2.       Ana Reina:
Informou que o fórum brasileiro está empenhado em organizar o Encontro Regional de Economia Solidária e que existe uma proposta de que o Encontro se realize na Paraíba. O encaminhamento foi para que outras informações sejam levantadas objetivando a tomada de uma futura decisão por parte do FEES/PB.

Informou sobre a existência de um Edital da Cáritas Brasileira, mediante o tema da campanha da fraternidade, com recursos do fundo de solidariedade para o financiamento das atividades dos fóruns estaduais. O encaminhamento foi para que o Edital fosse estudado pela coordenação, juntamente com a Cáritas (Luciene) objetivando a possível apresentação de uma proposta da Paraíba.

3.       Ronildo (Secretaria de Desenvolvimento Humano do Gov. do Estado):
Informou sobre a participação da Rede de Gestores junto ao Fórum, tendo dito que esta era protagonizada por Ivalcir e que depois de sua saída da Prefeitura de João Pessoa, não houve manifestação de outro gestor da Prefeitura, mas que devido o fato do Governo do Estado também ser filiado à Rede, o mesmo está participando da Plenária na condição de suplente. Disse que no dia 22 de julho está programada uma reunião estadual da Rede na cidade de Patos.    

4.       Liro (Superintedência Regional do Trabalho):

Repassou informações sobre a realização de um encontro estadual da juventude negra, tendo dito que a SRTE esteve na mesa de abertura do evento e que durante o mesmo os jovens fizeram várias perguntas sobre como se inserir na economia solidária e decidiram participarem do Fórum Estadual.

Avaliação do Encontro Estadual:
Terminados os informes, a plenária passou a discutir o ponto sobre Avaliação do Encontro Estadual. Uma primeira avaliação constatou que o Encontro aconteceu em um período delicado da agenda do Fórum, tendo em vista a agenda apertada, mas que no balanço geral ele foi importante, sobretudo porque conseguiu avançar na construção de acordos importantes para o coletivo que resultaram na revisão do Regimento Interno do Fórum. Também foi avaliado que, muito embora tenhamos avançado com o Regimento, ainda há muitas pessoas que necessitam se apropriar do que diz o Regimento Interno. Foi sugerida a organização de Grupos de Estudo sobre o Regimento, principalmente para os empreendimentos econômicos solidários. Outra linha de avaliação apontou falhas na organização do Encontro, principalmente no tange à participação dos empreendimentos, tendo sido afirmado que o empreendimento Domingos com Arte não deveria ter participado do com direito a voto do Encontro, haja vista que o mesmo é um programa da prefeitura e não um grupo econômico solidário. Foi explicitado que o mesmo se apresentou como empreendimento com o principal objetivo de somar votos em favor de seus participantes, sobretudo na hora da escolha das coordenações. Houve refutação quanto à veracidade dessa versão e, foi afirmado que o Grupo Domingo com Arte é um grupo autogestionário e que o Encontro Estadual referendou a participação do mesmo quando a lista de presença foi lida e aprovada pelos/as delegados/as do encontro. A coordenação afirmou que vários erros foram cometidos por falta de regras, tendo dito que existem muitos/as empreendedores/as individuais estou no fórum como se fossem empreendimentos coletivos, assim como há aqueles/as que mudaram de empreendimento mais de uma vez e continuaram participando do fórum e de suas instâncias como se fossem donos/os de sua representação. Também foi afirmado que o Regimento Interno foi aprovado com este objetivo, de ajudar a resolver problemas como os que foram citados, no entanto as Regras aprovadas para o Regimento não devem voltar no tempo, mas avançar para que os mesmos erros não se repitam no presente e no futuro. A iniciativa de cadastro das organizações membros do fórum terá o propósito de contribuir para que se conheçam efetivamente quem é quem, quem faz parte do fórum e quem deseja fazer parte. Foi sugerido que as organizações pudessem anexar uma lista com os nomes dos/as sócios/as para que se verifique se realmente são organizações de caráter coletivo. Nas discussões foi avaliado que o mesmo tendo sido tenso, esse momento de avaliação é positivo para que as questões, problemas e divergências inerentes aos interesses do fórum sejam discutidos e debatidos, pois, acumular ou fazer de contas que os problemas não existem não é a melhor saída para resolvê-los. Avaliar é sempre muito bom, mas a avaliação deve ter propósito pedagógico e construtivo e não depreciativo. Por outro lado também foi dito que se em algum momento o fórum julgar necessário, este pode criar uma Comissão de Ética para apurar e resolver questões mais graves.          
Encaminhamento: Com o retardamento das discussões, ficou acertado entre os presentes que os pontos de pauta sobre Avaliação da Feira e do Seminário Estadual; II Conaes e o Lançamento do Blog seriam discutidos na Plenária Extraordinária.

Composição dos Grupos de Trabalho:
Na sequência o grupo passou a discutir a organização dos Grupos de Trabalho Permanentes, tendo sido acordado que primeiro os nomes indicados devem ser das organizações (empreendimentos; entidades; gestores), para dar identidade às representações (pessoas), seguindo o que orienta o Regimento Interno. Depois, foi encaminhado que a composição feita deveria ser complementada em Campina Grande, inclusive com o ingresso de mais pessoas, ou seja, àqueles/as que têm dúvidas quanto a coerência entre a participação de sua organização, bem como da identidade da mesma com o tema do GT que deve voltar para discutir internamente, ouvir os/as outros/as sócios/as, para depois assumir o GT que a sua organização decidiu fazer parte. Mas se por outro lado, se essa decisão for tranqüila, fruto de discussão prévia, também é coerente que a inserção no GT se faça agora. Por fim foi sugerido elencar temáticas ligas a cada GT que constituem suas pautas.
Grupos de Trabalho:
1)      Produção, Comercialização e Consumo: Organização de Feiras, Centros Públicos de Economia Solidária; Centro de Comercialização de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Organizações:
Via do Trabalho (Fernando); Arte e Vida (Maria José Bendito); IMS (Auxiliadora)

2)      Formação: Centro de Formação em Economia Solidária (CFES-NE); Grupos de Estudo e Formação Política.
Organizações:
Instituto Cidades (Formação);
Cáritas (Luciene)

3)      Marco Legal: Coleta de Assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular; Conselho Municipal de Economia Solidária.
Organizações:
Rede Gestores Públicos (Ronildo);

4)      Finanças Solidárias: Programa Meu Trabalho
Organizações:
Amazona (Dora)
Os grupos de trabalho ficaram de se organizarem, a partir de reuniões para discutir sua autogestão.
 



Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba – FEES/PB
Fórum Regional do Sertão Paraibano (RELATÓRIO)
Plenária Regional
Patos, 23/07/2010
1.       Organização do Fórum Regional (formato, coordenação, logística; apoios);
2.       Participação nas Reuniões Estaduais;
3.       Atividades
4.       Informes
Inicialmente foi feita uma apresentação, por município. A mística teve como objetivo a acolhida dos/as participantes a partir de uma música de boas vindas. Assim, foram se apresentando: João Pessoa (coordenação do FEES/PB; Pombal (anfitriões); Cajazeiras; Patos; Santa Helena e Aparecida.
Sandro (Coordenação Estadual) – lembrou os objetivos da reunião tendo dito que esta foi pensada com os delegados e delegadas da CONAES, em Brasília. Lembrou que naquele momento o grupo do Sertão levantou algumas questões importantes sobre organização, pesquisa do Sies e sobre comunicação. Sobre o seminário, proposto em conjunto com SRTE/PB este não foi articulado, mas deverá acontecer logo. 
Anchieta (Cáritas) – iniciou fazendo um resgate da Conferência Estadual e disse que a regional do Sertão foi a mais expressiva do Estado, tendo a maior quantidade de participantes. Sobre a organização do Fórum no Sertão, o mesmo disse que ainda não é hora de criar dois espaços, mesmo considerando as distâncias entre Patos e Cajazeiras, por exemplo. Lembrou outras tentativas de organizar o Fórum no Sertão e disse que em alguns momentos faltou animação. Acredita que o grupo ainda não acertou numa metodologia que anima essa organização do Fórum. Lembrou que há dois anos o grupo mapeou as festas para a organização de pequenas feiras, mas faltou logística, assim como lembrou que uma das práticas do fórum era a apresentação de uma experiência de um empreendimento econômico solidário.
Anchieta chamou a atenção do grupo para o fato da Asa estar muito bem organizada e contando com a participação dos empreendimentos rurais. Isso implica em agenda e em dificuldade de participação, sobretudo dos empreendimentos. Uma saída apontada por ele seria a organização do fórum tentando trazer os empreendimentos urbanos.
Beto (PASPP) – refletiu sobre as distâncias tendo dito que uma das estratégias seria continuar organizando as reuniões em Pombal, pois está na metade do caminho entre Patos e Cajazeiras. Falou sobre as condições financeiras e logísticas para organizar as atividades. Disse que o PASPP tem interesse na organização do Fórum e pode contribuir com transporte, por exemplo. disse que a região tem muitas iniciativas de geração de renda, pois de acordo com os resultados de uma pesquisa, em Sousa, por exemplo, 80% das famílias têm renda de até 2 SM.  
Rita – demonstrou preocupação com a geografia tendo dito que a distância do Sertão faz com que a região sempre seja pensada em último lugar. Segundo ela parece que os sertanejos ficam espremidos no finalzinho do mapa. Sugeriu que o mapeamento (pesquisa Sies) possa mapear também as organizações que apóiam os empreendimentos.
Zé Ribeiro (CEMAR) – falou dos projetos desenvolvidos pelo CEMAR, sobretudo na área de geração de renda. Disse que apoiavam a economia solidária e não sabia que essa terminologia existia. Segundo ele as políticas públicas na região são escassas e são as organizações de apoio que estão fazendo a economia solidária acontecer. Por isso, o mesmo acredita que a pesquisa deveria mostrar o incentivo das organizações que estão investindo em economia solidária. Zé Ribeiro ofereceu a infra-estrutura do CEMAR para as reuniões do FEES.

Nelsa (CAASP) – disse que seria importante que houvesse uma rotatividade nas reuniões para que os empreendimentos de Cajazeiras e Aparecida, por exemplo, possam participar em maior número. Disse que a dinâmica de organização dos Territórios de Identidade no Sertão confunde e fragmenta a região.
Definições:
1)      O Sertão será se organizará em um só núcleo regional do FEES/PB até que ele cresça e possa fazer outra avaliação. A prioridade agora é o fortalecimento do fórum;
2)      As Plenárias serão centralizadas em Pombal, de preferência no CEMAR. As atividades de formação, Encontros, Seminários, oficinas, e outros eventos devem ser rotativas, ajudando animar a organização e descentralizar os processos;
3)      Os representantes do sertão para a coordenação estadual são:Zé Ilton (União das Associações de Patos); Anaídes (Aparecida);
4)      Será criado um grupo formado pelo CEMAR; Cáritas; PASPP; Cidades e pelos empreendimentos que representam a região na coordenação estadual para pensar a organização de duas oficinas (CFES/NE) e o Seminário sobre Crédito Orientado e Sies;
5)      O Seminário sobre Crédito Orientado e Sies deverá acontecer em setembro (indicativo);
6)      A região deverá receber a Plenária Estadual do FEES/PB do mês de outubro, no município de Patos. A data será confirmada na reunião estadual do dia 10 de agosto em Cajazeiras.
Informes:
Maria José Bendito, Anchieta, informaram sobre os principais momentos da Conferência Nacional. Destacaram a participação e o conteúdo das discussões. Disseram que o momento mais importante do evento foi a marcha e a entrega do projeto de Lei à Comissão de Legislação Participativa. Destacaram as participações de Eudes Xavier (CE); Luisa Erudina e de Luis Couto (PB), enquanto parlamentares que estiveram na Audiência para apoiar o Projeto de Lei.
Sandro, informou sobre o cadastramento do FEES/PB e sobre a realização da Plenária Estadual, em 10 de agosto, na cidade de Campina Grande. Falou sobre o Blog do Fórum Estadual e socializou o endereço para que todos/as pudessem acessar as informações e a construção das atividades do FEES/PB.
Girlani, informou sobre a organização do CFES Nordeste e sobre a reunião do dia 22/07 realizada no Cidades, com a participação da coordenação regional. Apresentou o calendário das atividades de construção da Rede na Paraíba e sobre a escolha de nomes para o Segundo Curso Regional.
Anchieta, lembrou a feira de Santa Maria, tendo dito que a infra-estrutura foi muito grande, com participação de vários estados e países, sobretudo da América do Sul. Disse que mesmo com a participação estimada de 140 visitantes, não se ouviu nenhum incidente policial que pudesse tirar o brilho do evento.
Vencida a pauta o grupo se despediu e deu a reunião por encerrada.